Reuniões para programar o ano pastoral

Setembro continua a ser sinónimo do regresso seja na escola, no trabalho e até mesmo no que à Igreja diz respeito. Passado o tempo de férias urge preparar o novo ano que se avizinha. Na Paróquia de Cardielos a primeira reunião que se deu foi mesmo a dos catequistas, a 31 de Agosto. Já a 6 do mesmo mês reuniu o Conselho Pastoral Paroquial a fim de preparar o primeiro semestre de actividades.

Na reunião de catequistas decidiram-se temas como o início do ano catequético a 3 de Outubro, onde se faria o compromisso dos catequistas e a apresentação dos mesmos a catequizandos e à comunidade. Além do mais foram programadas as actividades centrais deste primeiro período, como a reunião de pais ou a festa de natal da catequese, a 11 de Dezembro.

Ainda em plenário entre o Pároco, Vítor Rodrigues, os catequistas antigos e os recém-chegados combinou-se os melhores dias para proceder à limpeza dos espaços ocupados pela catequese. O dia escolhido foi também o 4 de Outubro para tudo estar a postos e limpo para receber os novos meninos e meninas que, pela primeira vez, vêm conhecer Jesus e aqueles que já tiveram contacto com Ele ao longo dos diferentes anos de catequese.

Passando à reunião do Conselho Pastoral Paroquial, a 6 de Setembro, os presentes quase seriam tantos quantos os catequistas. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes a fim de completar o plano que vai reger a Paróquia nos próximos tempos.

Representando vários grupos, comissões, confrarias, movimentos cada um foi dizendo de sua justiça as actividades indispensáveis a conter o plano, as quais se juntam às diocesanas.

A conduzir a reunião esteve o senhor Padre Vítor auxiliado pelo Guilherme Castilho. Numa reunião muito breve ficaram já decididas as principais actividades que vão decorrer nestes primeiros tempos e de que vamos, naturalmente, dando conta.

No final da reunião ficou registada a necessidade de voltar a reunir os presentes para se ultimar os outros meses do ano a fim de que as actividades não coincidam umas com as outras e mais pessoas possam participar.

Desde já ficou vincado que a Páscoa será alta e, por isso, exige uma conciliação grande para encaixar todas as actividades tão intensas nesse tempo.