Encerramento do ano catequético com o envio dos jovens do 10º

Por norma o encerramento do ano catequético coincide com a festa do envio do 10º ano. Assim foi presentemente. A 27 de Junho, deu-se por encerrada a catequese para este ano. Com a Eucaristia marcou-se o momento e os oito adolescentes do 10º ano partiram para novos voos, depois de uma caminhada, na maioria, acompanhada pelas catequistas Céu Lima e Rosa Cândida.

“A nossa vida deve ser uma catequese, com o testemunho da comunidade e vosso”, explicou o senhor Padre Vítor. No final da caminhada de catequese estes jovens partem com uma missão específica e que não os dispensa da participação na comunidade paroquial. “Ninguém é cristão para si mesmo”, alertou o Pároco.

Quer a estes, quer a todos os presentes, ficou o alerta de que “ninguém viva a fé para si mesmo, mas para os outros”.

No culminar de uma caminhada de dez anos ficou este desafio e um alerta ao 10º ano: “cuidado com as falsas ideias. Somos livres e os pais e familiares aconselham, porém a responsabilidade é vossa e a comunidade conta com o vosso testemunho”. Este dar testemunho “é contribuir e viver a fé que Deus me deu. Conto convosco e com a vossa generosidade em dar o vosso contributo”, desafiou o Pastor.

Os adolescentes participaram activamente, bem como os familiares, mesmo não sendo um grupo numeroso. Leram, rezaram, fizeram ofertório solene e saíram de tochas na mão, para serem neste mundo paz que vence as guerras e luz que vence as trevas.

IMG_4775 IMG_4787 IMG_4770 IMG_4767 IMG_4756 IMG_4758 IMG_4761 IMG_4762 IMG_4765 IMG_4753 IMG_4752 IMG_4749 IMG_4746 IMG_4744 IMG_4742 IMG_4738 IMG_4729